Essas são as 6 razões para manchas brancas que surgem em sua língua - RECONSAJ NOTICIAS

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Essas são as 6 razões para manchas brancas que surgem em sua língua




Você sabia que a língua é um importante indicador de saúde? Uma língua saudável deve ser de uma cor rosa uniforme. Mas e se você perceber algumas manchas brancas? Antes de começar a roer as unhas (e por favor, não mastigue a língua!), aqui estão as possíveis causas dessas manchas brancas, segundo o Insider.
1. Trauma na Língua
Mastigar a língua pode levar a manchas brancas. Assim como um calo no pé, a sua língua também pode desenvolver uma camada mais espessa para se proteger.

Você pode nem saber que está fazendo isso – algumas pessoas mastigam a língua durante o sono! Geralmente, essas manchas não são dolorosas, a menos que o trauma seja grave.
Então, como consertamos isso? Tudo se resume à prevenção. Arredonde esses dentes pontiagudos, pare com o hábito de mastigar a língua e considere usar uma placa de proteção noturna se você costuma mastigar à noite.
2. Candidíase: Um Hóspede Indesejado
A candidíase é uma infecção que provoca o crescimento excessivo de fungos na boca. Pequenas manchas brancas podem aparecer na superfície da língua, especialmente se você fuma, tem boca seca ou se seu sistema imunológico está comprometido.

Os sintomas da candidíase também podem incluir dor, vermelhidão e diminuição do paladar. Não se preocupe! Seu médico pode prescrever medicamentos antifúngicos para normalizar as coisas. Apenas evite beijos até então!
3. Língua Geográfica: Um Mapa na Boca?
Sua língua pode decidir adotar uma paisagem completamente nova com uma condição inflamatória conhecida como língua geográfica. Isso faz com que manchas brancas e vermelhas apareçam, se movam e mudem de forma como países em um mapa.
Não é prejudicial ou contagioso, e algumas pessoas nem percebem que têm a menos que olhem para a língua. Se causar dor ou sensação de queimação, analgésicos de venda livre ou enxaguantes bucais anestésicos podem ajudar.
4. Líquen Plano
O líquen plano é uma condição inflamatória crônica que leva à formação de manchas brancas semelhantes a renda na língua ou no interior das bochechas. É mais comum em mulheres de meia-idade e naquelas com sistemas imunológicos mais fracos. Se você tem manchas vermelhas e inchadas ou feridas, pode estar lidando com isso.



O diagnóstico geralmente requer uma biópsia ou cultura, e o tratamento pode incluir anestésicos, esteróides tópicos ou corticosteroides orais.
5. HPV: Mais do que uma Infecção Genital

O HPV, uma infecção sexualmente transmissível, pode aparecer como manchas brancas semelhantes a couve-flor na língua. É normalmente inofensivo, mas carrega o risco de transmissão para outras pessoas.

Embora a maioria dos indivíduos saudáveis elimine o vírus por conta própria em alguns anos, pode ser necessária a remoção cirúrgica das lesões. A vacinação também é uma medida preventiva eficaz contra as cepas mais comuns de HPV.
6. Pré-Câncer ou Câncer: A Causa Mais Séria

Embora raras, as manchas brancas também podem sinalizar condições pré-cancerosas ou cancerígenas. A leucoplasia resulta em manchas brancas que podem ser pré-cancerosas. O carcinoma de células escamosas, o tipo mais comum de câncer encontrado na língua, também pode resultar em manchas brancas.



Se você observar algo suspeito, consulte seu médico imediatamente. A detecção precoce aumenta a taxa de sobrevivência do câncer bucal. O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
Vamos manter a língua rosa!

Nossas línguas fazem muito mais do que apenas nos ajudar a saborear aquele delicioso sorvete ou fatia de pizza – elas nos ajudam a ficar em sintonia com nossa saúde. É sempre uma boa ideia ficar de olho em qualquer alteração, especialmente se você notar manchas brancas. Lembre-se, não há problema em mostrar a língua… para o espelho! Não hesite em consultar o seu médico se algo parecer errado. Sua língua e sua saúde vão agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad