Efeitos do café: entenda os benefícios e como evitar excessos! - RECONSAJ NOTICIAS

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 16 de abril de 2023

Efeitos do café: entenda os benefícios e como evitar excessos!






Os efeitos do café podem ser bem interessantes e benéficos para a nossa saúde, desde que ele seja consumido de forma saudável e equilibrada. Além disso, é necessário ficar atento às outras fontes de cafeína que consumimos ao longo do dia, a fim de preservar a quantidade ideal em nosso organismo e impedir os efeitos colaterais.

Conheça os efeitos do café!
Quando o café é consumido de forma equilibrada e com base em uma dieta saudável, ele pode promover uma série de efeitos interessantes. No entanto, é importante sempre avaliar caso a caso, pois existem pessoas que não podem consumir cafeína em excesso, como é o caso das mulheres grávidas. Portanto, avalie a sua situação de forma única e, caso o café seja liberado no seu caso, invista na bebida de forma saudável para conquistar efeitos como os que listamos a seguir!
1. Ajuda a aumentar a energia e a disposição
O café pode aumentar a nossa energia e disposição, fazendo com que nos sintamos mais dispostos para as mais diversas atividades relacionadas à nossa rotina, como trabalho, estudos, afazeres domésticos, entre outros. Por isso, beber uma xícara de café antes dessas atividades pode ser um bom caminho.



2. Possui atividade antioxidante
O café também é rico em antioxidantes, o que ajuda a proteger a saúde das nossas células contra os efeitos causados pelos radicais livres, por exemplo. Dessa maneira, torna-se possível prevenir o envelhecimento precoce e até mesmo fortalecer o nosso sistema imunológico, mantendo o corpo mais forte e saudável.


3. Pode aumentar a energia nos treinos
Assim como nós podemos nos sentir mais ativos e dispostos para as atividades intelectuais, o café também pode proporcionar um aumento na energia durante os treinos, fazendo com que nos sintamos mais dispostos para as mais diversas atividades físicas.



4. Melhora a função cognitiva
O nosso cérebro pode ficar mais ativo quando bebemos café, o que contribui para um aumento do foco e da concentração. É por isso que muitos estudantes aderem a bebida com o propósito de aprenderem mais e absorverem melhor os conteúdos que estão sendo lidos, por exemplo.



Como evitar o excesso que pode fazer mal?
Apesar de os efeitos do café serem positivos até certo ponto, devemos cuidar com a quantidade de cafeína que ingerimos ao longo do dia. Isso porque o excesso pode ocasionar o desenvolvimento de crises de ansiedade, insônia, problemas de concentração, agitação, entre outros. Afinal, a cafeína é estimulante, o que impacta a nossa disposição e o nosso foco, causando efeitos colaterais quando consumida em excesso.



Embora não existe um valor fixo e único para todas as pessoas, estima-se que 4 xícaras de café coado por dia seja o máximo considerado ideal. Porém, se a pessoa consome outras fontes de cafeína, como Coca-Cola, chocolate amargo, entre outras, deve ficar atenta para não exagerar na quantidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad