AVISO IMPORTANTE para os brasileiros que deseja um casa própria HOJE (16/04) - RECONSAJ NOTICIAS
src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-6315494069983380" crossorigin="anonymous" >

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 16 de abril de 2023

AVISO IMPORTANTE para os brasileiros que deseja um casa própria HOJE (16/04)






O sonho da casa própria é uma aspiração compartilhada por muitas pessoas, sendo o símbolo de gostos e necessidades, podendo trazer segurança e estabilidade emocional. Assim, o financiamento imobiliário pode ajudar a alcançar esse objetivo.


No entanto, o processo de compra de uma casa pode ser complexo e muitas vezes desafiador. Diante desse contexto, o financiamento imobiliário tornou-se uma opção bastante popular. Todavia, nem todo mundo sabe como acontece o processo de obtenção desse empréstimo.



Neste sentido, é fundamental compreender como funciona o financiamento imobiliário, as diferentes modalidades de crédito disponíveis e as exigências legais para a aquisição de um imóvel.
O que é financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é o processo pelo qual uma pessoa obtém um empréstimo para comprar um imóvel. Este processo envolve várias etapas, que podem variar conforme as leis estaduais e locais.


Geralmente, o processo de financiamento começa com a pré-aprovação do crédito. Isso envolve o envio de informações financeiras, como renda, dívidas e histórico de crédito, para que o banco ou instituição financeira avalie a capacidade do solicitante de pagar o empréstimo.



Os valores da entrada podem variar dependendo da instituição financeira e do tipo de financiamento selecionado. Geralmente, a entrada é de 20% do valor do imóvel, mas pode ser menor ou maior em alguns casos.
Modalidades de financiamento imobiliário
Existem várias modalidades de financiamento como o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), o Programa Minha Casa, Minha Vida (antigo programa Casa Verde e Amarela).


Importante destacar que, cada modalidade tem suas próprias regras e condições.
SFH
Esta modalidade de financiamento, criada em 1964, tinha como objetivo financiar a construção e aquisição de imóveis residenciais para famílias de baixa e média renda, por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da poupança.





Vale destacar que, o financiamento por meio do SFH, tem a Caixa Econômica Federal como principal intermediária, com regras estabelecidas pelo governo.
SFI
O Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), trata-se de uma modalidade de financiamento imobiliário criada em 1997 como uma alternativa ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH).


No entanto, ao contrário do SFH, que utiliza recursos do FGTS e da poupança, o SFI permite que as instituições financeiras utilizem recursos próprios ou de investidores para financiar a compra de imóveis.

Minha Casa, Minha Vida
Criado em 2009 pelo governo federal, o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), é um dos programas de habitação popular mais conhecidos do país. O Minha Casa, Minha Vida visa facilitar o acesso à casa própria para pessoas de baixa renda, oferecendo subsídios e financiamentos para aquisição, construção ou reforma de imóveis, além de garantir condições mais acessíveis para o pagamento das prestações.

Taxa de juros e prazo
As taxas do financiamento imobiliário variam de acordo com a instituição financeira, o tipo de financiamento escolhido e a situação financeira do comprador. Geralmente, a taxa de juros é fixa ou flutuante, podendo ser negociada com o banco.


Em relação ao prazo do financiamento, vale ressaltar que ele pode variar de acordo com a instituição financeira e o tipo de financiamento escolhido. No entanto, em geral, o prazo máximo é de 30 anos.

Quais são as vantagens do financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário pode ser uma boa opção para quem quer comprar um imóvel, mas não tem o valor total da compra. Além disso, o processo de financiamento permite o parcelamento, tornando a aquisição mais acessível.


Em suma, o financiamento imobiliário pode ser uma opção viável para quem busca a garantia do seu imóvel. Contudo, é importante avaliar as condições oferecidas pelas instituições financeiras e escolher o tipo de financiamento que melhor se adequa às suas necessidades e possibilidades financeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad