Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Estudo revela alimento que pode reduzir açúcar no sangue em duas horas








Um estudo publicado pelo Journal of Nutritional Science revelou a descoberta de um alimento capaz de reduzir o açúcar no sangue em duas horas. A pesquisa vem por pessoas acometidas com diabetes tipo 2 precisarem controlar os picos de açúcar no sangue, pois não possuem quantidades suficientes de um hormônio chamado insulina, que é responsável por esse trabalho.


O estudo baseou-se em pesquisas anteriores que mostraram que a ingestão moderada de frutose das frutas era benéfica para os níveis de açúcar no sangue. Com isso em mente, os pesquisadores resolveram analisar o desempenho de uma fruta específica: a uva passa. O estudo observou 10 participantes saudáveis, homens e mulheres, que seguiram três planos de refeições por duas a oito semanas.



A primeira refeição foi pão branco; a segunda refeição consistia em 69 gramas de passas e 50 gramas de carboidratos. Por fim, a refeição final incluiu 28 gramas de passas e 20 gramas de carboidratos.Depois de comer essas opções de alimentos, a glicose pós-prandial – o nível de açúcar no sangue depois de comer e beber – os pesquisadores mediram a insulina dos participantes durante um período de duas horas.



Os resultados mostraram que ambas as refeições com passas resultaram em níveis “significativamente” reduzidos de açúcar no sangue e respostas de insulina, em comparação com a refeição com pão branco apenas. Além disso, a equipe de pesquisa classificou as passas como um alimento de baixo IG (índice glicêmico). Isso significa que elas se decompõem mais lentamente no organismo após a ingestão.



De pão integral a vegetais folhosos, os alimentos com baixo IG são boas opções para pessoas com diabetes porque podem ajudar a manter os níveis de glicose no sangue mais estáveis. A descoberta, segundo os pesquisadores, pode indicar que as passas são uma escolha saudável não apenas para a população em geral, mas também para indivíduos com diabetes ou resistência à insulina.



No entanto, a ressalva dos autores é que o estudo incluiu apenas uma pequena amostra de participantes e nenhum deles tinha diabetes. Embora a pesquisa tenha considerado as passas como alimentos de baixo IG, os nutricionistas a classificam como um alimento de médio índice glicêmico, e, portanto, devem ser consumidas com moderação por diabéticos. As opções de baixo IG incluem: aveia; pão integral;laranja com bagaço; maçã e pêra com casca; morango; ameixa fresca e kiwi.


Fonte: Meio Norte

Postar um comentário

0 Comentários