Saiba as coisas 'inofensivas' que podem causar overdose | Reconsaj Noticias - RECONSAJ NOTICIAS

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Saiba as coisas 'inofensivas' que podem causar overdose | Reconsaj Noticias


Overdose é o termo médico utilizado para designar as alterações que acontecem no organismo quando ele é exposto a uma quantidade excessiva de drogas, medicamentos e outras substâncias. Mas, então, quem não consome essas substancias estão livres de uma overdose? Não exatamente. Quer entender melhor? Continue lendo a matéria abaixo.
Embora uma pessoa que tenha evitado vícios em drogas e álcool durante toda a vida possa pensar que está livre do risco de sofrer uma overdose, a realidade é um pouco mais complexa. Surpreendentemente, a ameaça pode estar presente em nossa própria cozinha. Alimentos que consideramos saudáveis e inofensivos, bem como os desejos irresistíveis, podem representar um perigo oculto, pois há inúmeros casos em que substâncias tóxicas presentes nesses alimentos e bebidas comuns têm o potencial de serem letais e causar a morte.
Vitamina D
Após a consulta com um nutricionista particular, um britânico começou a tomar uma dose diária de 150.000 unidades internacionais (UI) de vitamina D, que foi "375 vezes a quantidade recomendada", de acordo com um relatório de caso da BMJ, publicado pela CNN. Em um mês, ele começou a sentir náuseas, dor abdominal, diarreia e vômitos, juntamente com cãibras nas pernas e um zumbido nos ouvidos.
Vitamina D
Como a vitamina D não é uma vitamina solúvel em água, que o corpo consegue facilmente eliminar, quantidades extras são armazenadas em células hepáticas e de gordura até que a vitamina seja necessária. Consumir bem acima da dose diária recomendada pode aumentar os níveis tóxicos e uma overdose chamada hipervitaminose D.
Cenoura
Apesar de estar embalada com todos os tipos de boas vitaminas, minerais e fibras, as cenouras também contêm uma tonelada de betacaroteno — a molécula responsável pela cor laranja das cenouras — e se você comer demais, pode realmente ficar amarelo ou laranja.
Café
O café é uma bebida muito debatida: tem muitos benefícios e malefícios também. É verdade que muito café é ruim, mas apenas por causa da cafeína, que pode causar um ataque cardíaco se consumida em grandes quantidades. Mas quem não bebe 70 xícaras de uma vez, pode ficar tranquilo.
No entanto, ainda é uma boa ideia observar a ingestão de cafeína. A quantidade recomendada é inferior 600 miligramas por dia. Consumir mais do que isso não vai matar, mas você pode experimentar efeitos colaterais negativos como insônia, inquietação, náusea, arritmia, tremores musculares, ansiedade e dores de cabeça.
Sushi de atum
Comer muito atum cru pode levar a sérios problemas neurológicos devido aos altos níveis de mercúrio. o atum especificamente é um peixe maior que acumula mais metil mercúrio em seus músculos devido ao fato se alimentar de muitos peixes menores ao longo da vida.
Água
A água é essencial para nossa sobrevivência e funções corporais, porém consumir muito em um período muito curto pode realmente resultar em envenenamento por água (também chamado de hidratação excessiva ou hiper-hidração). Houve alguns casos documentados, geralmente em competições de beber água, em que a ingestão excessiva de água dilui a concentração de sódio no sangue, criando um desequilíbrio de eletrólitos que pode ser fatal. Acredita-se que cerca de 14 pessoas morreram como resultado dessa condição. Atletas de resistência, como corredores de maratona, são os que entram mais em risco.
Sal
O sódio é vital para a realização de inúmeras funções corporais, mas muita concentração dessa substância pode fazer com que as células desidratem severamente em um processo chamado hipernatremia (oposto à hiponatremia), que pode levar a convulsões, coma e até mesmo morte.
Chá preto
Um homem de 56 anos do Arkansas, EUA, bebia cerca de 16 copos de chá gelado por dia e acabou sendo colocado em diálise devido aos danos causados ao seu rim, como informa a Live Science. Dezesseis xícaras de chá fizeram seu consumo diário de oxalato ser de mais de 1500 mg — o que é perigosamente maior do que a quantidade recomendada de 200-300 miligramas.
Bananas
Bananas são uma presença frequente nas dietas mais saudáveis, mas a fruta realmente têm o potencial de ser letal. Não é nem perto do número mítico comum de seis unidades, mas se você, de alguma forma, conseguir comer 400 bananas em um único dia, seu coração poderia parar de bater (se o estômago cheio ainda não te matou).
                               Fonte: Noticias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad