Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

INSS: ESTE grupo pode ter VALOR da aposentadoria AUMENTADO




Atualmente, uma das modalidades de revisão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mais utilizadas é a Revisão da Vida Toda. Por meio desse recurso, os segurados podem ter o valor dos seus benefícios reajustados, sendo válido para os segurados que contribuíam para a previdência antes de 1994.
É importante salientar que a revisão tem origem em uma tese jurídica que está sendo discutida pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Os membros da Corte decidirão se vai se incluir as contribuições realizadas antes de 1994 no cálculo das aposentadorias.
Recebendo o parecer favorável no STF, os segurados do INSS poderão ter o valor do seu benefício reajustado, podendo ser multiplicado.
Quando a revisão do INSS será liberada?
Até o momento, não há uma previsão de quando a medida vai se liberar, uma vez que sua concessão ainda está em discussão. O ministro Marco Aurélio de Mello deu seu voto apoiando a decisão no mês de fevereiro, computando 6 votos contra 5.
No entanto, próximo ao fim do julgamento, o ministro Kassio Nunes Marques decidiu entrar com pedido, alegando que a ação que beneficia os segurados do INSS deveria ser transferida para o plenário físico, considerando que a votação estava sendo realizada pela internet.
Dessa forma, o STF decretou uma nova regra para que os votos de ministros aposentados ainda continuem válidos, mesmo diante ao pedido de destaque. Assim, existem dois rumos a se tomar: decretar a vitória dos aposentados ou desconsiderar os votos e iniciar um novo julgamento.
Revisão da vida toda
A revisão da vida toda do INSS solicita a inclusão das contribuições previdenciárias realizadas antes de 1994, uma vez que esses recolhimentos não são contabilizados atualmente devido a regra de transição estabelecida em 1999.
Dessa forma, todo segurado que teve algum dos benefícios abaixo concedidos após 1999 e antes de 13 de novembro de 2019, quando a Reforma da Previdência entrou em vigor pode solicitar a revisão:
Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
Aposentadoria por Idade;
Aposentadoria Especial;
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência;
Aposentadoria por Invalidez;
Pensão por Morte;
Auxílio-Doença.
Além disso, antes de solicitar a revisão da vida toda o segurado deve garantir que vale a pena. Para isso, é preciso considerar os três pontos a seguir:
Ter tido bons salários antes de 1994;
Ter poucas contribuições depois de 1994;
Ter começado a ganhar menos após 1994.
Tais situações são as que garantem um bom aumento no valor do benefício do INSS através da Revisão da Vida Toda.
                                           Fonte: Noticias Concursos

Postar um comentário

0 Comentários