Hamilton Mourão e Arthur Lira fogem de assumir a Presidência; entenda - RECONSAJ NOTICIAS
src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-6315494069983380" crossorigin="anonymous" >

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 17 de setembro de 2022

Hamilton Mourão e Arthur Lira fogem de assumir a Presidência; entenda

O que antes seria uma oportunidade ímpar, em ano de eleição as prioridades são outras. Com a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) de participar do funeral da rainha Elizabeth 2ª, em Londres, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) se articularam para não assumir a Presidência, conforme assegura a Constituição Federal.

Segundo a Constituição Federal, na ausência do presidente da República, quem deve ocupar a Presidência é o vice-presidente. Se esse também não estiver presente no país ou impossibilitado por alguma outra questão, cabe ao presidente da Câmara responder pelo governo federal.
Acontece que ambos são candidatos ao parlamento este ano e preferem não assumir o lugar de Bolsonaro para dar continuidade as agendas de campanha em seus respectivos redutos eleitorais. Mourão disputa uma cadeira no Senado pelo Rio Grande do Sul e Lira tentar a reeleição na Câmara dos Deputados.
À coluna da Carla Araújo, Mourão afirmou que irá para o Peru participar de uma exposição sobre a Amazônia. "Terei também encontros com autoridades do governo para debater temas ligados a região amazônica", disse.

De acordo com o Uol, o presidente da Câmara deve ir para Nova York, onde Bolsonaro desembarca após a passagem por Londres para participar da Assembleia da ONU. Nas ausências de Bolsonaro, de Mourão e de Lira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assumirá a presidência de forma interina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad