Alimentos ricos em proteínas: uma opção para cada dia da semana | Reconsaj Noticias - RECONSAJ NOTICIAS

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 7 de junho de 2022

Alimentos ricos em proteínas: uma opção para cada dia da semana | Reconsaj Noticias



Comidas ricas em proteína devem ser incluídas no cardápio diariamente
Os alimentos ricos em proteínas são fundamentais para a manutenção da saúde do organismo. Afinal, os macronutrientes são responsáveis por gerar energia para o corpo e produzir massa muscular, além de fortalecer o sistema nervoso e transportar oxigênio pelos vasos sanguíneos. Não sabe como incluí-los na rotina alimentar? Veja agora as opções de alimentos com proteínas para incrementar as principais refeições do dia a dia.
O que são proteínas e como elas atuam no organismo
Compostas por aminoácidos, as proteínas são consideradas macronutrientes, pois o organismo precisa delas em grande quantidade. Elas ajudam a manter o sistema imune forte e garantem a saúde de pele, unhas e cabelos, e ainda estimulam as funções neurológicas e dão força para os músculos. Por isso, é fundamental que alimentos ricos em proteína estejam presentes no prato todos os dias.

Para absorver boas proteínas, alimentos como carne vermelha e ovo são os exemplos mais famosos por serem fonte de aminoácidos essenciais. Entretanto, há diversas outras opções de ingredientes para complementar o cardápio ao longo da semana. Para saber quais são os alimentos ricos em proteínas, acompanhe abaixo exemplos de ingredientes e receitas proteicas para fazer em casa durante a semana.
7 fontes de proteína para a semana toda

É sempre bom conhecer variados alimentos e os nutrientes que apresentam. Por isso, as dicas abaixo incluem fontes de proteína animal e alternativas para quem segue uma dieta vegetariana/vegana pode aproveitar também. É só acompanhar as sugestões:
Domingo: comece a semana com receita de frango com castanha

O frango com crosta de castanha-de-caju é indicado para um almoço especial e marcante. A carne branca é rica em niacina, fósforo e selênio, importantes para o sistema nervoso. A castanha também é fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, viu? A sobrecoxa com molho picante ou uma receita com filé de truta combina perfeitamente com o almoço em família do domingo.
Segunda-feira: bebida de aveia é boa opção para café da manhã

O leite de aveia com amêndoas é aquele preparo para começar o dia com saúde e energia. A bebida contém proteínas, fibras e minerais, como ferro, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B, que facilitam a digestão e o fortalecimento dos músculos. As amêndoas também são fonte de fibras e gorduras boas, assim como de cobre, fósforo, magnésio e vitamina E.
Terça-feira: incremente almoço com ovo preparado no forno

A receita de omelete de forno com leite de aveia serve para o café da manhã ou para incrementar o almoço. O ingrediente principal apresenta vitaminas A, E e do complexo B, e promove saúde para o coração. O leite de aveia preparado no dia anterior vira ingrediente desse preparo salgado.
Quarta-feira: aproveite jantar leve e criativo com sopa fria de iogurte

O iogurte é um ótimo alimento para fazer uma sopa fria e garantir o jantar de quarta-feira. Com baixo teor de gordura e muita proteína, o ingrediente é fonte de ácido fólico, niacina, riboflavina, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e do complexo B. Só coisa boa, e você ainda pode variar a semana com a sopa de ervilha fria.
Quinta-feira: quinoa é ingrediente perfeito para petisco em happy hour

Aperitivos são sempre opções saudáveis para comer à noite, ainda mais se for no happy hour. Os espetinhos de almôndegas de quinoa com shiitake são veganos e a semente é fonte de folato, cobre, magnésio e manganês. Aproveite o momento para preparar um overnight com chia e aveia para a manhã seguinte.
Sexta-feira: aposte em sobremesa com pasta de amendoim

Não pode faltar um doce saudável na lista e o fudge, sobremesa com pasta de amendoim, tem tudo para deixar a sexta-feira mais gostosa. A pasta concentra vitaminas E e do complexo B e minerais, como ferro, magnésio, potássio e zinco. Também dá para testar o bolo de iogurte e começar o fim de semana com saúde.
Sábado: almoço ou jantar especial com nhoque de ricota

Queijos pouco gordurosos não poderiam ficar de fora, né? A receita de nhoque de ricota e espinafre é muito recomendada para quem quer aproveitar o derivado de leite de forma saudável e com baixo teor de gordura. O alimento é rico em cálcio, iodo, selênio e vitamina A, D, E e do complexo B. Ainda sobre queijos, prove também o quiche de peito de peru e cottage.
Alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular: veja mais opções

Quem treina com regularidade e quer aumentar a massa muscular deve consumir os ingredientes corretos a fim de absorver a quantidade adequada de proteínas para o organismo. Logo, é fundamental conhecer uma lista de alimentos que são ricos no macronutriente e podem auxiliar no processo. Invista em sementes de abóbora ou gergelim, bebida de soja, peixes e leite de vaca no cotidiano para aproveitar ao máximo comidas ricas em proteínas.
                                                               Fonte : www.conquistesuavida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad