Reconsaj Noticias | Valor do PIS/PASEP vai mudar em 2026?











Os mais recentes pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), referentes ao ano-base 2023, foram concluídos em agosto e contemplaram milhões de trabalhadores.
Apesar de os valores estarem disponíveis para saque até os últimos dias de dezembro, muitas pessoas já estão ansiosas para saber sobre os depósitos de 2026, que por conta da atual programação do pagamento, corresponde ao ano de 2024.
Ainda mais considerando que, devido a um decreto recente, o PIS/Pasep passará por grandes mudanças, que estão relacionadas principalmente aos critérios de acesso do benefício.
De acordo com o governo, a partir do próximo ano, o limite de renda passará a ser corrigido pela inflação, e já sofrerá as primeiras reduções. Contudo, é importante destacar que isso não afetará o valor a ser recebido.
Desta forma, trabalhadores que completaram um ciclo de 12 meses de serviço no ano-base ainda receberão um salário mínimo, que em 2026, pode ser reajustado para R$ 1.631.
Entenda a nova regra do PIS/Pasep
Atualmente, o abono salarial, que é garantido pelo PIS/Pasep, é pago a quem recebe até dois salários mínimos. Entretanto, por conta do novo decreto, o critério passará por reduções graduais.
Ao passar a reajustar o requisito pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para manter o equilíbrio das contas públicas e direcionar o programa a pessoas de baixa renda, o governo estima que, por volta de 2035, o critério passe a ser de 1,5 salários (cerca de R$ 2.227).
Detalhes sobre o PIS/Pasep: datas de pagamento e outras informações
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) é a entidade responsável por programar as datas de pagamento do PIS/Pasep. Todavia, até o presente momento, o cronograma oficial ainda não foi divulgado.
Estima-se que as informações sobre a próxima leva de pagamentos pode ser divulgada até dezembro deste ano, e é possível acompanhar as novidades através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que também disponibiliza valores e bancos responsáveis pelo pagamento.
                                                          Fonte : Crusoe

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem