A literatura infantojuvenil brasileira ganhou um marco de representatividade com o lançamento de Os óculos mágicos de Celeste, da cearense Nadine A. Urçulino. Trata-se do primeiro livro infantil do país com uma protagonista daltônica. Voltado ao público a partir de 6 anos, o livro tem como objetivo ampliar a consciência sobre a diversidade na percepção das cores e estimular a empatia entre crianças e adolescentes.
A obra narra a história de Celeste, uma menina curiosa, criativa e daltônica, que descobre um novo modo de ver o mundo e aprender com ele. Com linguagem acessível e delicada, o livro conduz o leitor por uma jornada de autoconhecimento, pertencimento e aceitação, reforçada por ilustrações que simulam a visão com e sem daltonismo.

Produzido com apoio do IX Edital das Artes da Secultfor (categoria iniciante), Os óculos mágicos de Celeste chama atenção por tratar um tema ainda pouco explorado nos livros infantis: o daltonismo, condição genética que afeta principalmente meninos, mas que, na obra, ganha destaque com uma personagem feminina.
Além da representatividade, a obra destaca a importância da inclusão e da valorização das diferenças visuais como forma de construção da empatia desde a infância. O livro está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2025, na categoria juvenil.
Lançamentos e ações educativas
Entre setembro de 2024 e junho de 2025, Nadine promoveu cinco lançamentos especiais, em datas simbólicas como o Dia Mundial do Daltonismo (06/09) e o Dia Nacional da Biblioteca (09/04). Os eventos aconteceram em espaços culturais de destaque, como a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, o Dragão do Mar e a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Nadine A. Urçulino / Foto: divulgação
Além disso, a autora tem realizado sessões de contação de histórias em escolas e bibliotecas públicas de Fortaleza. Um dos momentos mais emocionantes foi a visita à escola rural de Trairi, onde Nadine aprendeu a ler. Na ocasião, crianças da comunidade e antigos professores da escritora estavam presentes.
Sobre a autora
Natural de Trairi (CE) e radicada em Fortaleza desde 2009, Nadine A. Urçulino é bibliotecária, bacharela em Biblioteconomia pela UFC e formada em Edição de Livros pela Casa Educação (SP). Integra o Coletivo Lamparinas e atua como contadora de histórias. Com este livro, une sua vivência acadêmica e literária à missão de dar visibilidade a infâncias pouco representadas.
“Toda criança merece se ver nos livros e aprender que ser diferente é parte da beleza de ser única”, afirma Nadine.
O livro impresso pode ser adquirido nas livrarias Substância, Reticências e Leitura, e a versão digital está disponível em plataformas online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário