AGORA

6/recent/ticker-posts

Truque de especialista para amaciar carne bovina usando uma fruta: ela é macia e suculenta | Reconsaj Noticias




A carne fica muito mais suculenta se usar essa fruta para amaciar (Créditos: Shutterstock)
Muita gente adora comer carne vermelha todos os dias, ainda mais no churrasco do “finde”. Para deixar a carne suculenta não importa o corte, vamos dar um truque de especialista para amaciar o bife, você nunca vai parar de prepará-lo assim. Prepare a grelha, a faca, o espeto e o carvão, pois sempre lhe pedirão para preparar carne assada em qualquer ocasião.
Para esse truque de como amaciar carne você só precisa de uma fruta que já tenha na geladeira (não é a dica com abacaxi!) e também sai bem mais barato do que comprar o amaciante de carne e dá menos trabalho do que usar a força. Confira!
Por que o mamão ajuda a amaciar a carne: quais são suas propriedades
O que faz com que a carne amoleça é a degradação do colágeno em suas fibras. Quando o colágeno se degrada, ele torna-se gelatinoso e é isso que dá à carne a maciez característica tão apreciada. Para isso, podem entrar em ação alguns ingredientes bem caseiros, incluindo frutas como o abacaxi e o mamão. O abacaxi é o mais conhecido, mas o truque que vamos aplicar hoje usa o mamão porque contém uma enzima chamada papaína.
O mamão contém uma enzima conhecida como papaína, que atua quebrando o colágeno. Esta enzima também hidrolisa algumas das outras proteínas da carne, como a miosina, quebrando-a em moléculas menores e contribuindo também para o amaciamento.
A papaína é uma substância conhecida como látex do mamão, e é uma enzima proteolítica composta por 4 enzimas: Quimopapaína A e B, Papaína e Peptidase de mamão A. A papaína pode digerir proteínas da fibra muscular e do tecido conjuntivo encontrados na carne, alcançando melhor qualidade e ao contrário dos produtos químicos amaciantes, este substituto não acumula toxinas e ainda traz parte dos benefícios do mamão.
Por outro lado, o abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que desempenha uma função muito semelhante à da papaína. Porém, o uso do mamão é mais recomendado para amaciar carnes porque não penetra muito na carne e, assim, não afeta muito o seu sabor.
Truque para amaciar carne com mamão
Bata no liquidificador cerca de 1 xícara de mamão, de preferência verde porque ela contém mais papaína. A quantidade exata vai depender do tamanho da carne.
Coloque o corte de carne em uma tigela com o mamão batido.
Deixe marinar por 2 horas na geladeira, pois essas substâncias penetram lentamente.
Antes de cozinhar, retire a carne da marinada cerca de 10 minutos antes. Retire o excesso com um papel toalha. Se tiver possibilidade, lave-os com um pouco de água potável.
Tempere e cozinhe como sempre faz.
Deliciosas guarnições para pratos com carne
Salada picante: esta é uma receita muito fácil de fazer, rende bem e é muito económica, ideal para quando tem visitas ou quando tem que fazer uma refeição em família.
Batata gratinada com brócolis e bacon: esta receita combina a cremosidade da batata gratinada com o toque crocante e levemente adocicado do brócolis, criando uma explosão de sabores que complementa perfeitamente qualquer prato ou você pode simplesmente saboreá-lo à colher.
Batatas ao murro com alecrim: são um excelente acompanhamento para assar carnes, frango ou peixe. Você também pode servi-los como lanche ou aperitivo.
Cebola caramelada: uma boa opção para saborear carnes é com cebola como acompanhamento, seja com um chutney de cebola ou uma cebola caramelada
Feijão preto: o feijão é fonte de proteínas e fibras e combina perfeitamente com o sabor defumado da carne. Você pode prepará-los com cebola, alho e até um toque de pimenta para dar um sabor extra.
Pico de gallo: o primo mexicano do vinagrete é um molho fresco e picante feito com tomate, cebola, coentro, pimenta e suco de limão.

Postar um comentário

0 Comentários