Mais Perto Que A Lua: Asteroide Passa “Raspando” Na Terra | Reconsaj Noticias

Mais Perto Que A Lua: Asteroide Passa “Raspando” Na Terra | Reconsaj Noticias


                                             (Imagem ilustrativa: Pixabay)
Na manhã da última terça-feira (4), o asteroide 2024 KA2 passou perto da Terra, ficando a uma distância de aproximadamente 35 mil quilômetros. Com um tamanho comparável ao de um ônibus, essa aproximação foi significativa, mas não representou nenhum risco ao planeta.
Para ilustrar, a distância média entre a Terra e a Lua é de 384.400 km. Portanto, o asteroide passou a cerca de 91% dessa distância lunar, com a aproximação máxima ocorrendo às 10h46 no horário de Brasília.

Esquema da órbita do asteroide 2024 KA2 (Imagem: Reprodução/NASA/JPL)
Características do asteroide
O asteroide 2024 KA2 foi descoberto em 31 de maio pelo levantamento Panstarrs. Com um diâmetro de cerca de 9 metros, ele é classificado como um asteroide próximo da Terra (NEA, na sigla em inglês).
Esses objetos têm órbitas que os levam a aproximadamente 195 milhões de quilômetros do Sol, ou seja, percorrem áreas próximas à órbita terrestre.
Contexto dos asteroides próximos da Terra
Existem mais de 600 mil asteroides conhecidos no Sistema Solar, com a maioria localizada no Cinturão de Asteroides entre Marte e Júpiter. Dentre esses, pelo menos 20 mil são considerados asteroides próximos da Terra.
Razões para a proximidade
Mas por que alguns desses asteroides saem do Cinturão? Astrônomos acreditam que interações gravitacionais causam perturbações em suas órbitas. Às vezes, essas perturbações são suficientes para direcioná-los para as proximidades da Terra.
                                              Fonte Beneficioshoje

Postar um comentário

0 Comentários