Header Ads Widget

Brotas de Macaúbas fica 10 horas sem energia elétrica devido a quedas de raios.





Em época de chuvas, sobretudo durante tempestades com descargas atmosféricas, popularmente conhecidas como raios, é comum que cidades do porte de Brotas de Macaúbas sofram com quedas de energias.


Isso acontece porque os raios que atingem as redes elétricas, causam a interrupção da energia e em algumas situações as descargas são tão fortes que é possível cortar os fios de eletricidade que, além de gerar a falta de energia por maior tempo, oferece risco para pessoas e animais.


Foi o que aconteceu na no final da tarde deste domingo (19), que interrompeu o abastecimento de energia, tanto em Brotas, quanto Ipupiara.



Mas porque a energia da cidade de Ipupiara não levou tanto tempo para ser restabelecida?


Acontece que as duas cidades são abastecidas por duas redes distintas. A rede elétrica que fornece energia para Ipupiara, parte de uma subestação na cidade de Morpará, enquanto Brotas, vem de Oliveira dos Brejinhos.


Ontem especificamente, as duas redes sofreram descargas atmosféricas que ocasionaram a falta de energia nas duas cidades. Entretanto, o problema na rede que parte da subestação de Morpará foi mais simples do que o de Oliveira dos Brejinhos, permitindo que os técnicos que trabalharam para reativar a energia de Ipupiara, agissem com mais rapidez.


Já em Brotas de Macaúbas, o problema foi mais complexo, o que ofereceu maior dificuldades para os técnicos da Neoenergia/Coelba – Empresa responsável pela distribuição de energia em 415 dos 417 municípios baianos.


A Neoenergia possui equipes em locais estratégicos que estão de plantão 24 horas por dia para solucionar casos como o de ontem o mais rápido possível. A energia que foi interrompida por volta das 17:30h de domingo, foi restabelecida às 03:19h da manhã desta segunda-feira.


Vale destacar que, assim como ocorreu na rede de Brotas de Macaúbas, pode acontecer na rede de Ipupiara, onde a energia das duas cidades podem sofrer alteração no tempo de resolução, caso problemas como esses voltem a acontecer.


É importante que em períodos como esses, os usuários tomem algumas precauções com alguns aparelhos, onde em chuvas com raios é importante a remoção do cabo de energia, como também cabo de rede, no caso de aparelhos ligados à internet.

Postar um comentário

0 Comentários