Detran alerta sobre novo GOLPE: cuidado! - RECONSAJ NOTICIAS
src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-6315494069983380" crossorigin="anonymous" >

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Detran alerta sobre novo GOLPE: cuidado!




Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) se caracterizam enquanto órgão em grande parte dos estados brasileiros, enquanto em outros é considerado uma autarquia que pertence ao Poder Executivo Estadual, que é responsável por realizar a fiscalização dos automóveis terrestres.
Dessa forma, diversos serviços relacionados ao trânsito e aos veículos são feitos e resolvidos pelo Detran. O órgão possui a atribuição de determinar as normas para que seja promovida a fiscalização dos motoristas brasileiros.
Recentemente, o Detran fez um alerta para os usuários do trânsito no Brasil, isso porque estão sendo aplicados golpes frequentes. Portanto, confira a seguir como se proteger!
Detran emite alerta sobre golpe
Os golpes onde os criminosos passam por órgãos públicos estão sendo cada vez mais aplicados. Apesar do crime estar sendo divulgado com grande frequência por meio das vítimas, ainda existem muitas pessoas que acabam se tornando vítimas das trapacerias.
Dessa forma, essas pessoas costumam acreditar que estão um boleto referente a um órgão, taxa ou imposto, mas muitas vezes esse dinheiro pode estar indo parar na mão dos criminosos, que usam maneiras fraudulentas para que a extorsão seja feita.
Levando esses fatores em consideração e também por conta das diversas informações que tem chegado até a ouvidoria, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) emitiu um alerta geral a respeito dos crimes que estão sendo aplicados com tamanha frequência.
O golpe em questão está utilizando o pagamento de licenciamento referente ao IPVA para que os golpes possam ser aplicados. Diante disso, são enviados links falsos para o e-mail do cidadão para que possa realizar o pagamento, que não será destinado ao Detran, mas sim a conta estabelecida pelo criminoso.
Dessa forma, o órgão promove um alerta geral para que mais pessoas não sejam vítimas dos crimes envolvendo o seu nome. Os motoristas são obrigados a pagar o licenciamento do IPVA, que tem se tornado isca para que os golpes sejam aplicados. São enviados, links, boletos e também códigos de Pix para os cidadãos.
O Detran-RS ressalta que os motoristas devem atenção e pesquisar sobre os canais oficiais antes de clicar em um link suspeito ou realizar qualquer tipo de pagamento. Além disso, é necessário que o destinatário do pagamento conte com CNPJ referente aos órgãos oficiais.
Como se proteger do golpe aplicado em nome do Detran?
Os criminosos costumam enviar as informações falsas por meio do e-mail ou mensagens através de SMS ou WhatsApp. Dessa forma, é necessário ter conhecimento que o envio é feito somente por meio dos órgãos oficiais. Diante disso, é importante verificar de onde vem a mensagem.



Em 11 estados brasileiros e também no Distrito Federal, os responsáveis por enviar os boletos aos contribuintes são as secretarias estaduais, que realizam o envio por meio dos Correios. Nas demais unidades da federação, o boleto pode ser gerado por meio dos sites oficiais.




Fonte: Pronatec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad