Para oferecer um limite de cartão de crédito maior, as instituições financeiras levam em conta os bons comportamentos financeiros que os clientes possuem. Geralmente, o processo de liberação do valor é demorado e quando é finalizado, o usuário passa a aproveitar as vantagens.
Todavia, pode ocorrer do banco decidir reduzir o limite de crédito. Embora os clientes fiquem insatisfeitos com essa decisão, é um direito das instituições financeiras diminuir ou mesmo cancelar o serviço.
Segundo o Banco Central, a alteração do limite do cartão de crédito deve ser comunicada 30 dias antes. No entanto, se a empresa não seguir a determinação da entidade, o cliente pode tomar as devidas providências para garantir seus direitos.
Fique atento à exceção!
Antes de mais nada, é importante destacar que o banco pode reduzir o limite, sem o aviso prévio de 30 dias, em uma determinada situação. Dessa forma, ele é autorizado a alterar o valor caso seja observado que o usuário está gastando mais do que deveria e há indícios de que o pagamento das dívidas não será realizado.
Na hipótese citada acima, o banco toma a decisão de alterar o limite do cartão de crédito porque identifica o risco de inadimplência. É importante não esquecer que o valor liberado pela instituição financeira funciona como uma espécie de empréstimo. Se o cliente não pagar, o problema se torna da empresa.
O que fazer se o banco reduzir o limite do cartão de crédito?
Ao observar que não foi informado com antecedência, o cliente pode ingressar na via judicial para exigir uma indenização por danos morais. Isso porque, quando a redução ou bloqueio ocorre, o consumidor fica impossibilitado de usufruir dos benefícios proporcionados pelo limite do cartão de crédito.
Portanto, cabe ao usuário buscar um profissional de confiança para relatar o caso e buscar a Justiça. O valor da indenização pode chegar a R$ 8 mil ou passar disso, mas é preciso antes verificar a avaliação de um advogado.
Fonte: Seu Crédito Digital
0 Comentários