Header Ads Widget

Cartão de crédito com limite reduzido? Saiba os seus direitos






Para oferecer um limite de cartão de crédito maior, as instituições financeiras levam em conta os bons comportamentos financeiros que os clientes possuem. Geralmente, o processo de liberação do valor é demorado e quando é finalizado, o usuário passa a aproveitar as vantagens.


Todavia, pode ocorrer do banco decidir reduzir o limite de crédito. Embora os clientes fiquem insatisfeitos com essa decisão, é um direito das instituições financeiras diminuir ou mesmo cancelar o serviço.



Segundo o Banco Central, a alteração do limite do cartão de crédito deve ser comunicada 30 dias antes. No entanto, se a empresa não seguir a determinação da entidade, o cliente pode tomar as devidas providências para garantir seus direitos.


Fique atento à exceção!
Antes de mais nada, é importante destacar que o banco pode reduzir o limite, sem o aviso prévio de 30 dias, em uma determinada situação. Dessa forma, ele é autorizado a alterar o valor caso seja observado que o usuário está gastando mais do que deveria e há indícios de que o pagamento das dívidas não será realizado.



Na hipótese citada acima, o banco toma a decisão de alterar o limite do cartão de crédito porque identifica o risco de inadimplência. É importante não esquecer que o valor liberado pela instituição financeira funciona como uma espécie de empréstimo. Se o cliente não pagar, o problema se torna da empresa.

O que fazer se o banco reduzir o limite do cartão de crédito?
Ao observar que não foi informado com antecedência, o cliente pode ingressar na via judicial para exigir uma indenização por danos morais. Isso porque, quando a redução ou bloqueio ocorre, o consumidor fica impossibilitado de usufruir dos benefícios proporcionados pelo limite do cartão de crédito.



Portanto, cabe ao usuário buscar um profissional de confiança para relatar o caso e buscar a Justiça. O valor da indenização pode chegar a R$ 8 mil ou passar disso, mas é preciso antes verificar a avaliação de um advogado.


Fonte: Seu Crédito Digital

Postar um comentário

0 Comentários