A pandemia já parece ter ficado para trás e muitas pessoas nem pensam mais em tudo que aconteceu. Contudo, muitas famílias só conseguiram se manter por conta das parcelas do Auxílio Emergencial de R$ 600 e, posteriormente, R$ 200.
Contudo, algumas pessoas aproveitaram esse pagamento para aplicar golpes e fraudar os pagamentos. Confira a seguir detalhes sobre uma ação recente contra esses fraudadores e saiba o que acontece com quem recebeu irregularmente os valores durante o período da pandemia.
Primeiramente, é importante lembrar que a Polícia Federal (PF) está há algum tempo investigando diferentes casos de possíveis fraudes e golpes.
E na última semana, a PF deflagrou mais uma operação de fraude do Auxílio Emergencial. Mesmo sem ter os pagamentos acontecendo há quase três anos, ainda existem pessoas que estão vivendo com dinheiro deste tipo de cenário.
Os mandados de busca e apreensão e uma nova prisão preventiva aconteceram na cidade de Bacabal, no Maranhão.
Segundo a PF, os valores eram de pagamentos do Auxílio Emergencial suprimidos das contas de vítimas. Os valores iam para pagamentos de boletos bancários do principal investigado nessa situação.
O que acontece com quem cometeu fraude no Auxílio Emergencial?
Esse suspeito encontrado no MA pode responder por furto qualificado mediante fraude, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, de acordo com a PF. Nesse caso, a Justiça também determinou o sequestro de bens e bloqueio de valores para conseguir ressarcir à União.
Ou seja, aqueles que fizeram algum tipo de fraude mais elaborada ou receberam o Auxílio Emergencial em nome de alguém devem ficar ligados. Isso pode levar a muitos anos de cadeia e necessidade de ressarcimento.
A PF segue monitorando e seguindo pessoas que parecem ter fraudado os pagamentos. Importante: se você conhece alguém que fez algum esquema desse tipo, denuncie.
O que acontece com quem recebeu Auxílio Emergencial irregular?
Por fim, é importante lembrar que o caso de fraude ou golpe é um pouco diferente daquelas pessoas que simplesmente receberam o benefício sem estar dentro da renda.
De acordo com levantamentos, muitas pessoas receberam o Auxílio Emergencial de forma irregular. Eram pessoas que não estavam dentro dos pré-requisitos e, mesmo assim, pediram os pagamentos e receberam.
Nesse caso, o nome dessa pessoa pode aparecer em levantamentos de dados futuros. Quem usou informações falsas, por exemplo, pode pegar até 5 anos de cadeia.
Por isso, se você recebeu os pagamentos sem precisar, use o site oficial do Governo Federal para devolver o Auxílio Emergencial irregular. Para fazer isso é só acessar:
Lembrando que o pagamento do Auxílio Emergencial acabou e não vai retornar. Neste momento estão sendo feitos os pagamentos apenas de benefícios sociais, como o Bolsa Família com novos valores.
Fonte: Pronatec
0 Comentários