Meio ambiente : O papel das marcas no enfrentamento da crise climática | Reconsaj Noticias - RECONSAJ NOTICIAS

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 14 de junho de 2022

Meio ambiente : O papel das marcas no enfrentamento da crise climática | Reconsaj Noticias


Temos um curto período de tempo para atingir as metas de mitigação climática necessárias à manutenção da temperatura do planeta dentro dos limites estabelecidos no Acordo de Paris, de modo que os danos do aquecimento global não sejam irreversíveis. Fazemos parte da primeira geração a sentir a temperatura subindo rapidamente e da última que pode encontrar formas de lidar com esse cenário.

O sistema alimentar representa um terço das emissões globais de gases de efeito estufa, sendo o Brasil o sexto país que mais emite, com 3,2% do total mundial. Entretanto, muitas pessoas não sabem disso, pois pouco se fala sobre o impacto ambiental da cadeia de produção.

A Nude é uma foodtech que nasceu em 2020, no meio da pandemia, e sabíamos que o nosso compromisso era repensar algumas estruturas. Por isso, planejamos o nosso negócio de forma eficiente desde o início.

A base de nossos produtos é a aveia. Escolhemos esse grão porque, com ele, conseguimos criar bebidas versáteis e saborosas. Além disso, trata-se de uma cultura mais sustentável e ecológica, já que sua produção exige menos água e espaço no campo e emite menos gases de efeito estufa – fatores que contribuem para uma menor pegada de carbono quando comparada aos laticínios. Acreditamos que a inovação na alimentação está atrelada ao impacto que causamos no meio ambiente.

Rastreamos, em detalhes, as emissões de cada ingrediente e da etapa de produção. Com isso, multiplicamos a projeção de vendas dos próximos anos, neutralizamos o carbono equivalente gerado e, por fim, estampamos esse número no rótulo das nossas embalagens. Dessa forma, fornecemos transparência e saímos de uma discussão sobre números genéricos, partindo para amostras reais.

Fomos os primeiros da América Latina a falar sobre isso, o que gerou um movimento de outras marcas no Brasil, tendo elas começado a divulgar os dados da pegada de carbono dos seus produtos e serviços. Do ponto de vista da sustentabilidade, é ótimo, pois permite que o consumidor conheça e quantifique a responsabilidade ambiental das marcas que escolhe comprar.

Estruturar uma empresa endereçando aspectos sociais e ambientais é um objetivo grandioso, mas entendemos que é nossa responsabilidade como marca de alimentos. Acreditamos que, por meio do nosso trabalho de conscientização dos consumidores e da indústria sobre a relação da produção com as mudanças climáticas, possibilitamos uma mudança real nos processos. Tentar equilibrar nossa pegada no mundo é o que podemos fazer agora, e o plano de inovação para o futuro é reduzir ainda mais o impacto ao meio ambiente.

Giovanna Meneghel é CEO e cofundadora da Nude.

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência de Notícias da Indústria têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente.
                                                     Fonte : Noticias.portaldaindustria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad