Dieta 21 dias: o que é, como funciona e cardápio-exemplo




Foto: Divulgação




A dieta de 21 dias é um protocolo criado pelo dr. Rodolfo Aurélio, um naturopata que também é formado em fisioterapia e osteopatia. Este protocolo foi criado para ajudar a perder peso e gordura de forma rápida, estimando uma perda de 5 a 10 kg dentro dos 21 dias de dieta.

Além disso, essa dieta promete funcionar mesmo sem a prática de exercícios físicos e diz trazer benefícios para a saúde como redução do colesterol, diminuição da celulite, melhoria do tônus muscular e fortalecimento de unhas, pele e cabelos.


Como funciona

Durante os 3 primeiros dias deve-se reduzir o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como pães, arroz, massas e bolachas. Nesta fase pode-se consumir pequenas quantidades de carboidratos no café da manhã, no almoço e antes do treino, sendo importante dar preferência a alimentos como arroz integral, batata doce, macarrão integral e aveia.
Além disso, pode-se consumir legumes e verduras à vontade, temperados com azeite e limão, e incluir gorduras boas no cardápio, como azeite, óleo de coco, castanhas, nozes, amendoim e amêndoas. As proteínas devem ser magras e vir de fontes como peito de frango, carnes magras, frango assado, peixes e ovos.
Entre o 4º e o 7º dias, deve-se retirar totalmente os carboidratos, e não se recomenda a prática de nenhum tipo de atividade física.
Cardápio da dieta de 21 dias
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio baseado nas informações sobre a dieta de 21 dias, não sendo similar ao cardápio proposto e vendido pelo dr. Rodolfo Aurélio.
Refeição Dia 1 Dia 4 Dia 7
Café da manhã 1 banana assada com ovo e queijo fritos no azeite de oliva + café sem açúcar omelete com 2 ovos + 1 fatia de queijo e orégano pão de amêndoas + 1 ovo frito + café sem açúcar
Lanche da manhã 1 maçã + 5 castanhas de caju 1 xícara de chá sem açúcar suco verde com couve, limão, gengibre e pepino
Almoço/Jantar 1 batata pequena + 1 posta de peixe assado com azeite + salada crua 100-150 g de bife + salada refogada no azeite e limão 1 filé de peito de frango grelhado com queijo ralado + salada verde com castanhas trituradas
Lanche da tarde 1 iogurte natural integral + 4 biscoitos de arroz integral com pasta de amendoim guacamole com tirinhas de cenoura pedaços de coco + mix de nuts
Também é importante lembrar de reduzir o consumo de produtos industrializados como temperos prontos, comida congelada, fast foods e carnes processadas, como salsicha, linguiça e mortadela. Veja exemplos de receitas sem carboidratos para usar na dieta.
Cuidados com a dieta
Antes de iniciar qualquer dieta, é importante ir ao médico ou ao nutricionista para checar a saúde e receber autorização e orientações para o seguimento da dieta. Além disso, também é importante acompanhar a saúde e fazer exame de sangue pelo menos 1 vez por ano para identificar qualquer alteração.
Após terminar o programa de 21 dias de dieta, é necessário se manter em uma alimentação saudável, tica em vegetais, frutas e gorduras boas para que o peso e a saúde sejam mantidos. Outro exemplo de dieta parecido com o protocolo de 21 dias é a Dieta Atkins, que é dividida em 4 fases de perda e manutenção de peso.
                                                  Fonte: Tua Saúde

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem