Crimes de Bolsonaro entram na mira da CPI da Covid no Senado - RECONSAJ NOTICIAS

Agora

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Crimes de Bolsonaro entram na mira da CPI da Covid no Senado



A investigação, pelo Senado, dos crimes cometidos por Jair Bolsonaro e seus ministros durante a pandemia começou nesta terça-feira (27), com a instalação da CPI da Covid. Após tentativa frustrada do governo de barrar o início da Comissão Parlamentar de Inquérito, buscando impedir na Justiça a relatoria de Renan Calheiros (MDB-AL), os membros iniciaram os trabalhos e elegeram como presidente e vice-presidente, respectivamente, os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Embora os governistas busquem a todo instante transferir o foco a prefeitos e governadores, sobram evidĂŞncias de que foi a gestĂŁo de Bolsonaro, marcada pela omissĂŁo e sabotagem Ă s medidas preventivas, que fez do Brasil o paĂ­s onde, atualmente, mais se morre por Covid-19. Como frisou o senador RogĂ©rio Carvalho (PT-SE), membro suplente da CPI, a comissĂŁo poderá “mostrar ao Brasil que a tese da imunidade de rebanho Ă© o principal causador das (quase) 400 mil mortes” já registradas.



Rogério Carvalho se refere à estratégia de estimular a infecção de um grande número de pessoas, buscando uma imunização natural e não por vacinas. Como já comprovado por estudo da Universidade de São Paulo (USP), essa foi a opção de Bolsonaro, mesmo sendo alertado que, se agisse dessa forma, causaria a morte de centenas de milhares de brasileiros.


A realidade Ă© que o governo federal sabe dos crimes que cometeu e teme ser ainda mais claramente desmascarado. Prova disso Ă© o documento elaborado pela Casa Civil da PresidĂŞncia da RepĂşblica, tornado pĂşblico pelo site UOL, no qual sĂŁo listados 23 crimes cometidos por Bolsonaro e seus ministros, entre os quais negligĂŞncia na aquisição de vacinas, falta de ação para evitar tragĂ©dia de mortes no Amazonas, promoção de “tratamento precoce” sem evidĂŞncias cientĂ­ficas, falta de insumos diversos e genocĂ­dio indĂ­gena.


A primeira proposta feita pelo relator Renan Calheiros, por sinal, foi justamente o requerimento de informações sobre esses pontos ao governo federal. Outra proposta, também aprovada pelos integrantes da CPI, foi a de ouvir os quatro ministros da Saúde do governo Bolsonaro, a começar por Luiz Henrique Mandetta, na próxima terça-feira (4).
Senador Humberto Costa explica a importância da #CPIdaCovid



Para o lĂ­der do Partido dos Trabalhadores no Senado, Paulo Rocha (PT-PA), os brasileiros “esperam por uma prestação de contas” sobre o que levou a essa “crise total” pela qual o paĂ­s passa. Complementando a fala do colega, o senador Humberto Costa (PT-PE), membro titular da comissĂŁo, ressaltou que o papel de uma CPI Ă© justamente o de esclarecer os fatos. “A CPI nĂŁo Ă© um tribunal, Ă© tĂŁo somente um instrumento de investigação, que, ao final do trabalho encaminhará suas conclusões para o MinistĂ©rio PĂşblico, as Assembleias Legislativas, Câmaras de Vereadores, Tribunais de Conta etc.”, lembrou.


Esclarecimentos tambĂ©m Ă© o que espera o relator. “O Brasil precisa de muita luz, e isso nĂŁo Ă© uma mera metáfora. O papel da comissĂŁo Ă© iluminar todos os compartimentes escuros do combate Ă  pandemia. O Brasil, infelizmente, Ă© um dos piores paĂ­ses no combate Ă  pandemia. Essa comissĂŁo tem, doravante, o papel de esquadrinhar, como de apontar os responsáveis pelo quadro sepulcral”, disse Renan Calheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas