A investigação, pelo Senado, dos crimes cometidos por Jair Bolsonaro e seus ministros durante a pandemia começou nesta terça-feira (27), com a instalação da CPI da Covid. ApĂłs tentativa frustrada do governo de barrar o inĂcio da ComissĂŁo Parlamentar de InquĂ©rito, buscando impedir na Justiça a relatoria de Renan Calheiros (MDB-AL), os membros iniciaram os trabalhos e elegeram como presidente e vice-presidente, respectivamente, os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Embora os governistas busquem a todo instante transferir o foco a prefeitos e governadores, sobram evidĂŞncias de que foi a gestĂŁo de Bolsonaro, marcada pela omissĂŁo e sabotagem Ă s medidas preventivas, que fez do Brasil o paĂs onde, atualmente, mais se morre por Covid-19. Como frisou o senador RogĂ©rio Carvalho (PT-SE), membro suplente da CPI, a comissĂŁo poderá “mostrar ao Brasil que a tese da imunidade de rebanho Ă© o principal causador das (quase) 400 mil mortes” já registradas.
Para o lĂder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Paulo Rocha (PT-PA), os brasileiros “esperam por uma prestação de contas” sobre o que levou a essa “crise total” pela qual o paĂs passa. Complementando a fala do colega, o senador Humberto Costa (PT-PE), membro titular da comissĂŁo, ressaltou que o papel de uma CPI Ă© justamente o de esclarecer os fatos. “A CPI nĂŁo Ă© um tribunal, Ă© tĂŁo somente um instrumento de investigação, que, ao final do trabalho encaminhará suas conclusões para o MinistĂ©rio PĂşblico, as Assembleias Legislativas, Câmaras de Vereadores, Tribunais de Conta etc.”, lembrou.
Esclarecimentos tambĂ©m Ă© o que espera o relator. “O Brasil precisa de muita luz, e isso nĂŁo Ă© uma mera metáfora. O papel da comissĂŁo Ă© iluminar todos os compartimentes escuros do combate Ă pandemia. O Brasil, infelizmente, Ă© um dos piores paĂses no combate Ă pandemia. Essa comissĂŁo tem, doravante, o papel de esquadrinhar, como de apontar os responsáveis pelo quadro sepulcral”, disse Renan Calheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário