Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Governo Federal reembolsará estados do Nordeste pela compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, diz Secretário da Saúde da Bahia




Na manhã desta terça-feira (16), o secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, disse que os recursos investidos pelos estados do Nordeste para a compra das 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V serão reembolsados pelo governo federal. Na segunda-feira (15), o governador Rui Costa (PT) anunciou a assinatura do contrato de aquisição das vacinas. Deste total, 9,7 milhões de doses ficam com a Bahia.

Vilas-Boas explicou que as autoridades ainda estudam como será feita a logística para distribuição entre os estados, mas destacou que os valores gastos retornarão futuramente aos estados, porque as doses serão incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI). “Essas doses antecipadas serão abatidas no final, mas garantiremos um prazo mais curto. Essa é a grande vantagem: injetar quase 40 milhões de doses de vacinas para a Covid no sistema nacional de imunização. A gente vai fazer com que o Nordeste tenha agora uma injeção de vacinas superior ao resto do país”, disse o secretário, complementando ainda que “a Bahia terá 27% dessa quantidade, que será aplicada à população acima de 60 anos, profissionais de Educação e Segurança, de modo a antecipar a vacinação aos grupos de risco e fazer com que a cobertura vacinal garanta a queda da taxa de transmissão”, afirmou.


Em resposta ao G1, a Sesab informou que ainda não foi definido se as 9,7 milhões de doses ficam na Bahia e serão descontadas do que o Ministério da Saúde mandará mais tarde, ou se assim que chegar ao estado as doses serão encaminhadas para Brasília fazer a distribuição. As doses começarão a ser recebidas em abril, com o envio de 1,9 milhão de unidades. “Em abril teremos quase 2 milhões [de vacinas] e serão imediatamente aplicadas. Esperamos que a Anvisa emita nos próximos dias a autorização de uso emergencial”, afirmou o secretário.

Postar um comentário

0 Comentários