Header Ads Widget

Conselho Regional de Farmácia de SP reforça que ivermectina não tem eficácia comprovada contra a Covid-19




                                                       Foto:Divulgação
O Grupo de Estudos do Coronavírus do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) divulgou uma nota em resposta a uma publicação em redes sociais sobre uma suposta meta-análise que comprovaria a eficácia da Ivermectina no tratamento da covid-19. Segundo o órgão, o artigo usado como referência para a efetividade do medicamento não obedece a critérios científicos básicos.

"Para que um artigo científico seja classificado como uma meta-análise é necessário que se obedeça a critérios para inclusão e exclusão no estudo, o que neste caso não foi demonstrado, pois aparentemente foram utilizados artigos que não foram publicados em revistas científicas (por exemplo, preprint), o que significa não terem sido avaliados por pares, ou seja, por outros especialistas no assunto, além de utilizarem apenas resultados positivos, o que não é o objetivo de uma meta-análise. Qualquer estudo de meta-análise que não siga os critérios corretamente pode ser pouco assertivo e tendencioso", diz o comunicado do órgão.

O CRF-SP ressalta que, até o momento, não existem evidências científicas que comprovem a eficácia de Ivermectina para tratamento e/ou prevenção de covid-19. "Portanto, o seu uso deverá ser resguardado apenas para as indicações constantes em sua bula", diz a nota.

O órgão finaliza o texto reiterando a necessidade de uma avaliação criteriosa frente às publicações, "visto que o farmacêutico é o profissional de saúde mais disponível para a população e possui o papel fundamental na orientação do uso racional de medicamentos".

Postar um comentário

0 Comentários