Confira essas dicas de como proteger seu Cartão de Crédito contra golpes



O dinheiro de plástico vem atraindo cada vez mais consumidores, tanto pela eventualidade de preservar o controle das contas (por exemplo, optando pela melhor data de pagamento), como pela segurança de não ter de transportar dinheiro na carteira.
Por outro lado, mesmo sendo considerado um meio com menos riscos que o dinheiro físico, é fundamental observar alguns afazeres.
No dia a dia
Procure decorar sua palavra-chave e de modo algum dê este código para alguém. Além disso, evite combinações simples e óbvias, como datas de nascimento, iniciais de telefone ou placas de automóvel, por exemplo. Outra orientação é substituir as senhas constantemente.
Dessa maneira, assim que ganhar o cartão de pagamento, copie os números dele e guarde-os em casa, juntamente com o telefone da central de atendimento do banco emissor. Este telefone pode ser adquirido na conta do seu cartão, no verso do cartão ou no site da própria emissora do cartão. Ter estes números em mãos favorece o processamento, caso precise comunicar sobre redução ou desvio.
Caso seja essencial a substituição, desbloqueie o novo cartão e destrua de imediato o antecessor.
Utilização indevida
Ninguém precisa ter acesso ao seu cartão. Tenha em mente de que, mesmo se ele for usado sem o seu entendimento, você será a princípio encarregado pelas compras ou pelo dinheiro sacado. De modo algum empreste o seu cartão, mesmo que seja para parentes ou indivíduos de confiança.
Similarmente evite deixá-lo em locais de possível acesso sem comando, como no porta-luvas do automóvel ou na cacifo do sala. Fique ligado para não mudar o algarismo do seu cartão em voz alta, no momento em que estiver em lugar público. Vários criminosos se aproveitam dessa situação para se apropriar de seus dados.
Na momento das compras
Ao entabular o pagamento, acompanhe o vendedor até a maquininha do cartão, e certifique-se de ganhar o cartão de volta antes de deixar a empresa.
Já no momento em que a compra for pela internet, apenas forneça o algarismo do seu cartão a sites de progênie confiável e que permitem a transmissão segura de dados.
Mesmo com todos os afazeres, guarde todos os recibos de compras, para em seguida checá-los juntamente com a sua conta.
No caixa automático
Se o local for mal luzidio ou estiver em um setor deserto, utilize outro ponto de autoatendimento.
Fique atento aos indivíduos à sua volta, para se afirmar de que ninguém próximo a você possa analisar a sua palavra-chave e/ou senha.
Depois de adicionar a senha, tenha em mente de remover o cartão e o recibo do equipamento. Caso o seu cartão fique mantido no caixa automático, desconfie de quem lhe proporcionar auxílio, mesmo se lhe parecer o segurança do banco. Evite contato com estranhos e relate o ocorrido ao emissor de seu cartão o mais acelerado possível.
Referência e telefone
Os fraudadores são capazes de utilizar qualquer coisa para adaptar golpes, como mandar correspondências fingindo ser instituições financeiras, companhias de cartão de influência ou até mesmo entidades filantrópicas.
Para não cair em armadilhas do tipo, veja as dicas:
As instituições financeiras não costumam ligar, nem sequer mandar cartas aos portadores de cartão pedindo dados pessoais ou financeiros. Dessa forma, de modo algum forneça essas informações.
Caso receba uma ligação lhe solicitando dados de seu cartão, desconfie! Em vez de exigir um algarismo de certificação ou registro, faça uma estudo sobre a empresa que ligou para você e ligue para a central de atendimento.
Saiba a quem recorrer
Você tomou todos os afazeres importantes e, mesmo dessa maneira, suspeita de que foi vítima de logro? Nessa situação, a velocidade com que você age pode fazer a diferença.
Primeiro, entre em contato com a central de atendimento do emissor do cartão e alerte sobre a suspeita de logro.
Para reforçar mais sua segurança, anote o algarismo do registro de atendimento e solicite um comprovante da inibição ou cancelamento do cartão. Procure realizar também um boletim de ocorrência, para deixar evidente que você pode ter sido vítima de um crime.
Por fim, a cada passo do processamento, não se esqueça de armazenar todas as cópias de documentos, e-mails e outras comunicações feitas à central de atendimento do emissor do cartão. Similarmente observe sua conta com atenção e comunique qualquer concerto anormal.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem