
A Prefeitura de Ipojuca anunciou medidas emergenciais após dois turistas de Mato Grosso serem agredidos por barraqueiros na praia de Porto de Galinhas, no Grande Recife. Entre as ações adotadas está a suspensão das atividades da Barraca da Maura, onde ocorreu a confusão. O estabelecimento ficará fechado por uma semana.
Além do fechamento temporário, os funcionários envolvidos deverão ser afastados até a conclusão das investigações sobre o caso. Os turistas Johnny Andrade e Cleiton Zanatta foram agredidos após se recusarem a pagar o valor cobrado pelo aluguel de cadeiras. Ao menos 14 pessoas envolvidas na confusão já foram identificadas pela polícia.
De acordo com a prefeitura, a interdição faz parte de uma série de providências administrativas “para garantir a apuração dos fatos e a preservação da ordem pública”.
Porto de Galinhas é um distrito de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, localizado a cerca de 60 quilômetros da capital pernambucana. O local é um dos balneários mais conhecidos do país.
Ainda segundo a prefeitura, as medidas emergenciais adotadas incluem:
Reforço da fiscalização na orla, com ampliação do efetivo da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente;
Comunicação formal à barraca para o afastamento imediato e preventivo dos garçons e atendentes envolvidos, até a conclusão das investigações;
Intensificação da fiscalização para coibir práticas irregulares, como venda casada e exigência de consumação mínima;
Reforço da fiscalização quanto ao cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, incluindo a atuação de pessoas de forma irregular, como flanelinhas.
A prefeitura informou ainda que, em casos de emergência ou para registro de ocorrências, moradores e visitantes podem procurar o Centro Integrado de Defesa Social Municipal (Cidem), pelo telefone (81) 99463-2859.