Paisagens glaciais escondem muitos segredos sob suas camadas de gelo. Com o aumento das temperaturas globais, alguns desses mistérios estão sendo finalmente revelados, variando entre descobertas fascinantes e bizarras.
Veja, abaixo, alguns mistérios encontrados no permafrost da Sibéria, um dos lugares mais frios do planeta.
Descobertas chocantes no gelo
Cadáver perfeitamente preservado
Uma múmia inca foi encontrada a mais de 6 mil metros acima do nível do mar, na borda de um vulcão, junto com os corpos de seus supostos filhos. Tão bem preservada, a múmia ainda tinha piolhos congelados nos cabelos.
Pesquisadores acreditam que ela foi sacrificada devido a diversas doenças, incluindo tuberculose. A excelente preservação permitiu que médicos confirmassem suas condições de saúde e o período em que viveu.
Mensagem estranha
Em 1959, o geólogo Paul T. Walker enterrou uma nota em uma garrafa perto de uma geleira, instruindo quem a encontrasse a medir a distância até a borda da geleira.
Em 2013, dois pesquisadores descobriram a garrafa no gelo e seguiram as instruções com sucesso, provando que as geleiras estavam realmente derretendo.
“Vulcão” congelado
O clima frio pode formar estruturas geladas que se assemelham a vulcões. Na China, por exemplo, o solo congelado e depois derretido cria colinas bizarras em uma planície. Esse fenômeno, resultado da pressão da água congelada, é um dos mais estranhos da natureza.
0 Comentários