mgid.com, 591495, DIRECT, d4c29acad76ce94f Ibovespa hoje: Bolsa cai com incertezas fiscais e discurso de Powell | Reconsaj Noticias

Ibovespa hoje: Bolsa cai com incertezas fiscais e discurso de Powell | Reconsaj Noticias





Nesta quarta-feira (12), o Ibovespa, principal índice da nossa Bolsa, encerrou em queda de 1,40%, aos 119.936,02 pontos.

A queda foi influenciada pelas declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), após a manutenção de juros nos EUA, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

As incertezas fiscais e políticas resultaram em uma saída de capitais estrangeiros da B3, afetando diretamente o Ibovespa.
Expectativa de corte de Juros nos EUA
O Federal Reserve manteve as taxas de juros entre 5,25% e 5,50% ao ano, como esperado pelo mercado. Jerome Powell indicou a possibilidade de até dois cortes de juros ainda em 2024, o que animou os mercados americanos.
Tebet e a requalificação de gastos públicos
Simone Tebet, em audiência no Congresso, falou sobre a necessidade de uma “requalificação” dos gastos públicos, sem mencionar um “spending review” (revisão de gastos). Esta declaração gerou incerteza entre investidores, agravando as perdas no mercado doméstico.
A falta de ênfase no controle de despesas foi vista como um possível enfraquecimento da política econômica do ministro Fernando Haddad.
Mercado de ações
As ações de grandes empresas, como Petrobras, Vale e bancos, sofreram quedas significativas. No fechamento, Petrobras caiu 2,11% e 2,42%, Vale fechou em queda de 1,38% e Banco do Brasil cedeu 2,07%.
Entre as maiores altas ficaram Embraer (+2,99%), MRV (+1,02%) e Klabin (+0,84%). Do outro lado, Magazine Luiza (-7,96%), Cogna (-7,14%) e Dexco (-4,91%), lideraram as perdas.
No fim da sessão, apenas 11 das 86 ações conseguiram evitar perdas.
                         *Com informações da Agência CMA

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem