Ultimas

6/recent/ticker-posts

PARAMIRIM: Após 10 anos, Barragem do Zabumbão voltou a sangrar com as fortes chuvas na região, VÍDEO




A Barragem do Zabumbão, localizada na cidade de Paramirim, a 132 km de Brumado, voltou a sangrar, às 03h15, deste domingo (26), após dez anos.


O reservatório do Zabumbão com capacidade de armazenamento de cerca de 74 milhões de metros cúbicos, abastece hoje os municípios de Paramirim, Tanque Novo, Botuporã e Caturama.


Segundo o Eco, desde o início deste sábado (25), entidades que administram, fiscalizam e monitoram o uso e volume das águas da barragem, já emitiam alertas sobre os riscos do derramamento de água. Agricultores e moradores ribeirinhos foram avisados para que retirassem equipamentos e deixassem as margens do rio.


A Prefeitura de Paramirim emitiu nota de alerta, proibindo banhos no balneário, bem como visitas no local. Apesar dos alertas, ainda houveram pessoas que resistiram e desde a madrugada até a manhã deste domingo, tentavam salvar equipamentos e mercadorias em meio a água que invadiu o balneário local. As fortes chuvas que tomaram praticamente todos os municípios do sudoeste e interior baiano, provocam estragos nas estruturas de residências e vias urbanas. Não é diferente no Vale do Paramirim, que já registra desabamentos e alagamentos em alguns pontos.


Se por um lado o sangramento da Barragem do Zabumbão é motivo de alegria para quem depende dessas águas, por outro lado, cresce também a apreensão por conta da frágil estrutura de uma região que não está preparada para longos e volumosos períodos de chuva. Há informações ainda não confirmadas, de uma possível descarga via comporta da barragem, para limpeza de resíduos, o que aumentará em muito o volume de água no leito do rio.

Postar um comentário

0 Comentários