Ultimas Noticias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Produção de mandioca de Cruz das Almas vai receber incentivos por meio de parceria entre Prefeitura e empresas



Por iniciativa da Prefeitura de Cruz das Almas, agricultores familiares da região que cultivam mandioca terão mais oportunidades de renda em breve. No próximo dia 17 de setembro, está marcada uma reunião com produtores, empresários, representantes da Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (Conaf) e o Ministro da Cidadania, João Roma, para firmar um acordo de compra da produção por um grupo de empresas de alimentos.
Segundo o prefeito Ednaldo Ribeiro, o objetivo da parceria é incentivar os trabalhadores do campo de toda a região. “A princípio, buscamos assinar o fornecimento do produto por dez anos. Isso será uma grande oportunidade de emprego e renda e vai fortalecer ainda mais a agricultura de Cruz das Almas e também de outras cidades próximas”, afirma Ednaldo.

O empreendimento interessado na mercadoria é uma holding, ou seja, uma sociedade que reúne várias empresas. Trata-se de uma grande exportadora internacional que produz enlatados de várias especiarias. O produto comprado dos agricultores locais será utilizado para a fabricação de um caldo de mandioca voltado exclusivamente para o mercado externo.

A iniciativa tem grande potencial de fomentar o desenvolvimento regional. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 699 estabelecimentos agropecuários cruzalmenses produziram 2.887 toneladas de mandioca no ano, incluindo aipim e macaxeira.

“A ideia é comprar a produção de pequenos agricultores familiares, principalmente através das associações rurais. Os produtores terão orientação técnica e incentivos financeiros, além da venda garantida de toda a mercadoria”, explica o Secretário de Planejamento de Desenvolvimento Econômico, Euricles Neto.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leone Ricardo, a assistência técnica será oferecida através de uma cooperação com a Embrapa Mandioca e Fruticultura. Por meio de parceria com a Conaf, haverá também a instalação de um galpão na cidade para o beneficiamento da matéria-prima. No local, a mandioca vai passar pelo processo de raspagem e embalo a vácuo para depois ser enviada à uma fábrica em São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários