Situações em que benefícios do INSS podem ser suspensos - RECONSAJ NOTICIAS

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Situações em que benefícios do INSS podem ser suspensos



Você sabe em quais situações o seu benefício do INSS pode ser suspenso? Na matéria de hoje vamos esclarecer sobre este tema.
Continue conosco e fique por dentro do assunto.
No decorrer do nosso texto vamos citar situações em que o INSS pode suspender o seu benefício. Veja!
Perícia médica periódica
Todo e qualquer beneficiário é obrigado a passar por perícias do INSS periodicamente, se ocorrer o descumprimento de tal regra, o INSS poderá suspender seu benefício.
Descumprimento da prova de vida
Este é outro caso em que o segurado pode ter seu benefício suspenso, qualquer segurado do INSS que recebe benefício, tem por obrigação realizar anualmente a comprovação de vida através das instituições financeiras, a prova de vida é feita para atestar se o beneficiário está vivo ou tem outra pessoa recebendo por ele, isto é feito através de biometria ou por outro meio que é definido pelo INSS.
Auxílio-reclusão
Este tipo de beneficiário precisa apresentar trimestralmente, um atestado informando que o segurado ainda permanece em regime fechado, para solicitar este documento é necessário comunicar o diretor do estabelecimento prisional.
Uma vez que for descumprido esta regra o INSS pode suspender o seu benefício.
Prazo para defesa

O prazo para a defesa é muito importante, pois, quando o beneficiário é notificado e o mesmo ainda está dentro dos requisitos para receber o benefício, é necessário apresentar a defesa no prazo, caso contrário o benefício também será suspenso.
Atestado de vacinação dos dependentes
Para as pessoas que recebem o benefício salário-família, é obrigatório apresentar todos os anos o atestado de vacinação dos dependentes com idade até seis anos.
É necessário também a comprovação semestral de frequência à escola dos dependentes, com idade a partir de quatro anos.
O descumprimento dessas regras citadas acima, o INSS poderá suspender o pagamento do benefício.
Ressaltando que a suspensão é diferente do cancelamento, uma vez que o beneficiário tem seu benefício suspenso, o mesmo pode regularizar a sua situação e voltar a receber o tal benefício. Já o cancelamento é definitivo.

De acordo com o Superior Tribunal de Justiça, segue o seguinte entendimento:

“A jurisprudência do STJ já se posicionou quanto à necessidade de obediência ao devido processo legal e ao contraditório, durante o trâmite de processo administrativo com a finalidade de suspender ou cancelar benefício previdenciário concedido mediante fraude.”

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.


Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.


Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira  Fonte : www.jornalcontabil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad