Carnaval de Maragojipe será virtual este ano



As tradições também se reinventam nesse momento tão desafiador da Pandemia da Covid-19. Uma intensa programação que iniciou nesta sexta, dia 12 de fevereiro e segue até março, vai encher de alegria a casa dos foliões saudosos. Seminários, concurso do Rei Momo e da Rainha, concursos de máscaras e fantasias, lives musicais com as orquestras e filarmônicas e oficinas poderão ser acompanhados pelo youtube e redes sociais @carnavalmaragojipe. Saiba mais em www.carnavalmaragogipe.com.br

Mesmo à distância, o público poderá se encantar com as máscaras, as fantasias, as músicas, as danças e todo o universo simbólico do Carnaval de Maragojipe, realizado por meio do esforço coletivo dos órgãos públicos locais e dos grupos culturais para viabilizar a programação, respeitando todas as medidas de segurança necessárias à proteção da população local e de todos os que estarão diretamente envolvidos na produção das atividades.

“O Carnaval de Maragojipe tem cerca de 180 anos de tradição. É uma expressão cultural criada e mantida pelo povo, de grande relevância para a cultura do Recôncavo e da Bahia, sendo reconhecido desde 2009 como Patrimônio Cultural dos baianos pelo Instituto do Patrimônio Artístico-Cultural – IPAC”, destaca o presidente do Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó Paulo César Fernandes.

Sustentabilidade

Além de toda a alegria proporcionada pela festa online, o projeto é também um importante suporte à sustentabilidade dos grupos locais. As máscaras criadas nas oficinas e o vídeo documentário que será produzido ao longo do projeto serão comercializados, gerando recursos para a manutenção das atividades desses grupos culturais.

A programação é realizada pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó, viabilizada por meio do Projeto A Essência viva dos antigos carnavais e conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem