Auxílio Emergencial pode voltar mesmo com Governo negando? - RECONSAJ NOTICIAS

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 31 de janeiro de 2021

Auxílio Emergencial pode voltar mesmo com Governo negando?




Diante de forte pressão para que o Governo Federal retome com os pagamentos do Auxílio Emergencial, tanto o presidente Bolsonaro quanto o ministro da Economia, Paulo Guedes não parecem que vão ceder tão facilmente a uma nova rodada de pagamentos.

Tanto para Bolsonaro quanto para Paulo Guedes uma nova rodada de pagamentos que supere o Orçamento Federal poderá quebrar o país. A responsabilidade fiscal permanece, contudo o governo possui algumas estratégias antes que possa ceder a uma nova liberação.
Estratégias do Governo


De acordo com entrevista do Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni à Rádio Bandeirantes, o novo Bolsa Família já está pronto, o mesmo deve ser lançado já esta semana. Para especialistas políticos, a liberação do Bolsa Família dará mais folego para que o Governo consiga estudar a viabilidade do retorno do Auxílio Emergencial.


Além do novo Bolsa Família, o governo ainda tem algumas cartas nas mangas, como a antecipação do 13º salário para segurados do INSS, a possibilidade de antecipação do abono salarial PIS/Pasep, bem como uma nova rodada do saque emergencial do FGTS.


Além disso com a projeção da eleição do deputado Arthur Lira a Câmara dos Deputados, bem como do senador Rodrigo Pacheco para a cadeira do Senado, o Congresso ficará nas mãos de deputados e senadores ligados ao Planalto, a partir desta projeção é bem improvável que o auxílio emergencial possa ser pautado mais uma vez.

Recente publicação do portal R7 ainda explicou que o Governo pretende permanecer com o Orçamento para que possa manter o ministro, Paulo Guedes frente a cadeira do ministério da Economia. De acordo com advogado especialista em direito constitucional e analista político, Acácio Miranda, ao R7 “Eu acho que hoje a perspectiva responsável, da responsabilidade fiscal, do Guedes, prevalece dentro do governo, inclusive em determinados momentos ele disse que pediria para sair do governo se fosse retomado o auxílio”.

“Na verdade, Guedes não disse que sairia caso fosse retomado o auxílio, mas fontes próximas do governo apontavam que o ministro dava sinais de que sairia do cargo se o teto de gastos não fosse respeitado e o ajuste fiscal abandonado neste ano. Guedes, no entanto, logo tratou de afastar as especulações e confirmou sua permanência no governo”.
                                   Retorno do Auxílio é opção mais fácil


Com o cenário atual de extrema incertezas com o agravamento da crise provocada pela pandemia de covid-19, com atraso nas vacinas, colapso dos sistemas de saúde do Amazonas somado à crescente taxa de desemprego e à iminência de novos postos de trabalho sendo fechados, o Auxílio Emergencial seria mais fácil do que pensar no desenvolvimento de novos programas para este cenário.


Diversas propostas de benefício para o período de pandemia estão sendo criados, contudo, o auxílio emergencial é o mais fácil de ser mantido, isso ocorre porque o mesmo foi instaurado a partir do decreto que estabelece a situação emergencial em todo o país devido a pandemia.
Bolsonaro é contra


O presidente Jair Bolsonaro negou novamente o retorno do Auxílio Emergencial em live nas suas redes sociais na última quinta-feira, 28 de janeiro. Para Bolsonaro a medida vai quebrar o país.



“Lamento, o pessoal quer que continue (o auxílio), vai quebrar o Brasil. Vem inflação, descontrole da economia, vem um desastre e todo mundo vai pagar caríssimo. Temos que trabalhar”, disse. Por fim, Bolsonaro também voltou a citar que a capacidade de endividamento do país “chegou ao limite”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad