CNH digital pode ser cadastrada sem necessidade de ir ao Detran; saiba como instalar e quais são as funções do aplicativo - RECONSAJ NOTICIAS

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 26 de setembro de 2020

CNH digital pode ser cadastrada sem necessidade de ir ao Detran; saiba como instalar e quais são as funções do aplicativo



Usuários não precisam mais ir até o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para gerar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital válida. 

O órgão, junto do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), agora tem uma nova ferramenta que permite a fazer o documento pelo app CNH Digital, sem precisar ir até o Detran. 

Para isso, o usuário só precisa ter uma CNH com o QR code na parte de trás. Os modelos emitidos após maio do ano passado já contam com isso. A proposta é que o usuário consiga ter uma versão digital com processo apenas pelo sistema online.


Como funciona a CNH digital?



Para abrir o documento no celular ou tablet, é preciso que o usuário faça o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play e App Store, e se cadastrar biometricamente com a câmera do próprio dispositivo.


O aplicativo reconhece o rosto do usuário da Carteira de Motorista Digital e, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado, pede uma “prova de vida”. O teste consiste apenas em realizar alguns movimentos com o rosto, como piscar os olhos direito e esquerdo separadamente.


Como cadastrar a CNH Digital


- Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito;
Cadastre-se no aplicativo e no portal de serviços (redirecionamento automático);
- Ative a CNH digital clicando no link “ativar”, recebido por e-mail;
- Faça login no aplicativo;
- Clique em “adicionar documento” (e escolha a CNH Digital);
- Escolha entre as opções o ícone “pelo celular”;
- Use o celular para ler o QR Code;
- Faça a “prova de vida”, um movimento físico, lido pela câmera do telefone;
- Confirme a validação e informe o número de telefone celular.
- O aplicativo vai pedir, ainda, para o usuário criar uma senha de quatro dígitos. É uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Passos realizados, será disponibilizada a CNH Digital no seu dispositivo móvel.
Multa
Adicionar legenda
A CNH Digital poderá ser acessada pelo aplicativo de forma off-line, ou seja, sem internet. Mas, se a bateria do celular acabar e o motorista só estiver portando a versão eletrônica, pode pagar uma multa de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira.


Quais as Funções do aplicativo CNH Digital?


Além de uma versão eletrônica da carteira de motorista, o Carteira Digital de Trânsito oferece outras funções. Pelo aplicativo, é possível ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), aos recalls que envolvem o automóvel e infrações ligadas tanto ao carro/moto quanto ao motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad