#FAKENEWS Gleisi nunca esteve com Adélio- Não acredite em boatos




Voltou a circular nas redes sociais a imagem da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) ao lado de um homem identificado como Adélio Bispo de Oliveira, responsável pela facada em Jair Bolsonaro (PSL). A fotografia viralizou durante as eleições de 2018, logo após o ataque ao então candidato à Presidência da República. À época, núcleos de checagem como o Boatos.org fizeram a checagem dessa história, comprovando a falsidade da informação.
Desta vez, a mesma imagem, agora apontada como se fosse vídeo, ganhou novamente a internet, mas com texto de apoio diferente, escrito com erro de português e em letras maiúsculas:

"Gleice é amiguinha do Adélio o esfaqueador do bolsonaro. URGENTE - O PT ESTÁ APAGANDO ESSE VÍDEO DA INTERNET, VAMOS TORNAR VIRAL"

A imagem usada na fake news foi tirada no dia 7 de setembro, em Curitiba, um dia depois de Adélio Bispo de Oliveira ser preso em Juiz de Fora (MG). Esta foto foi tirada na praça Rui Barbosa, no centro da capital paranaense, e chegou a ser publicada na página oficial da deputada no Facebook. Além desse, há muitos outros registros do evento. 

Uma análise visual dos dois rostos mostra que o indivíduo que tirou uma selfie com Gleisi não é Adélio Bispo. Verificação semelhante foi feita pela coalizão Comprova, que chegou a procurar a senadora e obteve dela a resposta de que não conhecia o homem que saiu ao seu lado na fotografia.

“Espalhar fake news é crime. Não se deixem confundir por pessoas que não possuem o menor pudor em disseminar mentiras”, alertou Gleisi.

Veja a postagem feita pelo site Boatos sobre isso https://www.boatos.org/politica/gleisi-hoffmann-foto-adelio-bispo.html

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem